A RAÇA: SPITZ ALEMÃO

A Spitz Alemão (em alemão: Deutscher Spitz) é uma raça canina oriunda da Alemanha que possui distintas variedades de tamanho: o grande, o médio, o pequeno e o anão (popularmente conhecido como lulu-da-pomerânia).

História
Historicamente, cães do tipo spitz (lupoides) chegaram à Europa levados pelos viquingues, sendo mencionados pela primeira vez na literatura alemã em 1450. Enquanto o canino de porte médio foi criado para o pastoreio, os outros dois foram desenvolvidos para serem cães de companhia. Diz-se que estes cães não gostam de serem comandados e que por isso devem ser adestrados desde cedo. São ainda muito classificados como alertas e extrovertidos, embora teimosos.

Características
Seu físico chega aos 40 cm e os 19 kg para a variante grande. Já o standard pode medir 36 cm e atingir os 12 kg, enquanto o pequeno pesa um máximo de 10 kg e mede 28 cm. A lulu, a versão miniatura do spitz, popularizou-se devido à Rainha Vitória, que a tinha como raça de companhia. Ao contrário das outras variantes, a lulu é facilmente adestrável quando filhote.
e acordo com o padrão estabelecido pela FCI, este canino é aceito em praticamente todas as cores. Apesar do pelo longo, a facilidade em trata-lo contribuiu para a sua popularidade, exigindo apenas escovações periódicas e banhos mensais. Não há tosa específica para a raça, pede-se que apenas os bigodes do focinho e pelos sob as patas sejam aparados.
Apesar disso, muitos criadores consideram o padrão quadrado (quando a altura é igual ao comprimento), o lulu perfeito, já que esta característica dá ao cão a aparência de uma bola de pelos.

De beleza cativante, o Spitz Alemão é uma raça nórdica muito antiga, pertencente ao grupo dos spitz e cães de tipo primitivo. Sua utilização depende do porte do cachorro, mas é descrito como um cão de guarda e companhia.

O Spitz Alemão é um cachorro compacto e ativo, de caráter alerta e expressão inteligente. É alegre, amigo, sempre muito curioso. É esperto, excepcionalmente devotado ao dono. Desconfiado com estranhos e sem instinto de caça, o Spitz Alemão é um excelente guarda de propriedades. Um dos seus mais importantes e característicos atributos é a excepcional tolerância às baixas temperaturas.

É um cachorro extrovertido e companheiro. Adora a companhia da família e está sempre muito bem humorado. Não é um cachorro insistente, é muito tranquilo, o que o torna um grande cão de companhia. Elegante, o Spitz Alemão é considerado uma raça bastante inteligente e de fácil adestramento, em especial a variedade de menor porte. O Spitz Alemão aprende com facilidade, gosta de aprender e considera o treinamento uma grande brincadeira.

A cabeça dos cães da raça Spitz Alemão apresenta tamanho médio, o stop é moderadamente marcado e o focinho não é muito longo, mas harmoniosamente proporcional ao tamanho da cabeça. Seus olhos de tamanho médio tem forma alongada, são ligeiramente oblíquos e de coloração escura. As pequenas orelhas tem um característico formato triangular e pontudo, são portadas eretas, inseridas altas e relativamente próximas uma da outra. A pelagem é dupla, com um longo pelo externo, reto e separado, com subpelo curto, grosso e lanoso.

A raça tem 5 variações em relação ao tamanho:

Spitz Alemão Anão, até 22 cm;
Spitz Alemão Pequeno, até 29 cm;
Spitz Alemão Médio, de 30 a 38 cm;
Spitz Alemão Grande, de 42 a 50 cm; e
Spitz Alemão Gigante, de 50 a 60 cm.

 

Desenvolvido por Fênix Sites |